Ciência, Democracia, Geopolitica, LGPD, Liberdade de Expressão, Privacidade, Redes Sociais

Telegram e a Criptografia

“No mês passado, a França quase proibiu a criptografia. Uma lei que exigia que aplicativos de mensagens implementassem uma backdoor para que a polícia tivesse acesso a mensagens privadas foi aprovada pelo Senado. Felizmente, foi rejeitada pela Assembleia Nacional. No entanto, há 3 dias, o Prefeito da Polícia de Paris a defendeu novamente. 🤦‍♂️

Os membros da Assembleia Nacional foram sábios ao rejeitar uma lei que tornaria a França o primeiro país do mundo a privar seus cidadãos do direito à privacidade. Mesmo países que muitos europeus consideram carentes de liberdade nunca proibiram a criptografia. Por quê?

Porque é tecnicamente impossível garantir que apenas a polícia tenha acesso a um backdoor. Uma vez introduzida, um backdoor pode ser explorada por terceiros — de agentes estrangeiros a crackers. Como resultado, as mensagens privadas de todos os cidadãos cumpridores da lei podem ser comprometidas.

Destinada a prevenir o tráfico de drogas, a lei não teria ajudado a combater o crime de qualquer maneira. Mesmo que os principais aplicativos criptografados tivessem sido enfraquecidos por um backdoor, os criminosos ainda poderiam se comunicar com segurança por meio de dezenas de aplicativos menores — e se tornar ainda mais difíceis de rastrear devido às VPNs.

É por isso que, como já disse, o Telegram prefere sair de um mercado a minar a criptografia com backdoors e violar direitos humanos básicos. Ao contrário de alguns de nossos concorrentes, não trocamos privacidade por participação de mercado.

Em seus 12 anos de história, o Telegram nunca divulgou um único byte de mensagens privadas. De acordo com a Lei de Serviços Digitais da UE, se receber uma ordem judicial válida, o Telegram divulgaria apenas os endereços IP e números de telefone de suspeitos de crimes — não mensagens.

No mês passado, a liberdade prevaleceu. Mas foi um lembrete: precisamos continuar explicando aos legisladores que a criptografia não foi criada para proteger criminosos — ela protege a privacidade e a segurança das pessoas comuns. Perder essa proteção seria trágico.

A batalha está longe de terminar. Este mês, a Comissão Europeia propôs uma iniciativa semelhante para adicionar backdoors aos aplicativos de mensagens. Nenhum país está imune à lenta erosão das liberdades. Todos os dias, essas liberdades são atacadas — e todos os dias, devemos defendê-las.”

Texto original: https://t.me/durov/410 – Apr 21 at 06:31 (2025)
Pavel Durov

Traduzido com Google Tradutor com pequenas correções e adaptações.

Deixe um comentário